sexta-feira, 30 de maio de 2008

A Investigação Científica e os direitos fundamentais do Homem no cinema

"O Fiel Jardineiro" apresenta a trajectória de Justin Quayle, um diplomata britânico que se encontra a trabalhar no Quénia, que decide investigar as razões do assassinato da sua esposa, Tessa, uma activista de direitos humanos.
Justin é um funcionário do corpo diplomático britânico, cujo interesse em jardinagem aparentemente é maior do que aquele pelos acontecimentos à sua volta. Escalado para substituir um colega numa uma palestra, ele conhece e acaba por se apaixonar por Tessa, após um breve desentendimento entre ambos, devido à política externa britânica. Justin é transferido para a África e casa-se com Tessa, que, por não conseguir controlar o seu idealismo, acaba por ser bastante criticada pelos colegas de Justin. Numa viagem de trabalho, Tessa é assassinada em condições muito suspeitas e todos tentam fazer Justin acreditar que ela o traía com Arnold (um médico negro que trabalhava com ela).
Ao persistir na investigação do assassinato da sua esposa, mesmo recebendo ameaças e "avisos" de amigos, Justin descobre-se no meio de uma teia de revelações mais profundas: a sua esposa estáva envolvida numa investigação sigilosa sobre uma conspiração internacional, envolvendo governos e multinacionais do sector farmacêutico e testes de medicamentos em seres humanos. Segundo a investigação, sob o pretexto de ajudar a prevenir a disseminação da SIDA e distribuir gratuitamente medicamentos para o seu tratamento no Quénia, uma grande empresa testava um novo medicamento contra a tuberculose e, ocultando pela manipulação dos testes, os seus severos efeitos colaterais.
Após planear como trazer a público a informação sobre todos os envolvidos no caso, Justin prepara-se para enfrentar o seu destino, no mesmo lugar em que a sua esposa foi assassinada.

Nenhum comentário: